Pilates na prevenção e tratamento da osteoporose
A osteoporose atinge segundo um estudo realizado em São Paulo 33% das mulheres após a menopausa e leva anualmente a 121 mil fraturas de quadril, o que pode levar inclusive a morte.
A Osteoporose ocorre de um desequilíbrio entre a deposição e absorção do cálcio e já se sabe que há maior deposito de cálcio durante a prática de exercício resistido como o pilates.
O Pilates pode ser feito para prevenção e o tratamento em casos de Osteoporose, pois além do desenvolver a musculatura, é uma atividade segura com de provocar qualquer lesão ou sobrecarga para os ossos.
Além disso, os exercícios melhoram a flexibilidade, favorecendo a remodelagem óssea e promovem melhora do equilíbrio e coordenação, habilidades que devem ser trabalhadas para evitar quedas e possíveis fraturas.
Quando falamos de pilates, normalmente são pessoas acima dos 50 anos e está ligada ao sedentarismo. O pilates é uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa, auxiliando na agilidade, independência e bem estar do praticante.
Photo by Freepik