Pilates no auxilio e redução de edemas
Os seres humanos possuem um sistema de captação de liquido (linfa), chamado sistema linfático. Ele é responsável por carregar o excesso de líquido dos tecidos e leva-los até o sistema circulatório para ser excretado através da urina.
Por diversos motivos acabamos tendo falha desse sistema e consequentemente edema.
Edemas (ou inchaços) são sempre incômodos e difíceis de regredir por completo, porem o pilates pode ser mais uma ferramenta para essa difícil missão.
Ao contrário do sistema circulatório que possui uma bomba própria (o coração), o sistema linfático conta apenas com contração muscular e alterações de pressão para funcionar. Por isso o pilates que trabalha com a respiração, ajuda o bombeamento do ducto torácico e por meio de contrações musculares, auxilia o líquido a vencer a gravidade dos membros.
Ainda dependendo da gravidade o edema traz um peso excessivo ao membro e alteração postural ou na marcha, e o pilates possui um sistema de molas que ajuda a sustentar o membro edemasiado durante a excussão dos exercícios, além de promover uma consciência corporal e melhora na musculatura responsável por manter a postura correta.
Photo by Hanna Postova on Unsplash