Pilates para atletas
Para alcançar o nível de competição, um atleta deve preparar o máximo seu corpo. Seu treinamento é extenso e demanda muito treino para o gesto esportivo perfeito.
Com isso o corpo acaba ficando desequilibrado, o que pode prejudicar o desempenho do atleta e favorecer lesões por esforço repetitivo como fraturas por stress, inflamações de tendões e bursas (tendinites e bursites) e ainda rupturas ligamentares.
O Pilates é uma das práticas mais escolhidas para complementar o treinamento, pois traz diversos benefícios à mente e ao corpo do atleta, deixando-o menos vulnerável a lesões, melhorando sua postura e biomecânica.
O Pilates ainda ajuda na concentração e reduz os níveis de stress, o que ajuda no controle emocional no momento da competição.
A técnica pode beneficiar atletas de diversas modalidades esportivas: atletismo, balé, basquete, surfe, futebol, natação, vôlei, ciclismo e muitas outras. Os exercícios podem ser direcionados para uma modalidade específica, possibilitando também um treinamento mais funcional.
Atletas que já desenvolveram algum tipo de alteração seja postural, articular ou miofascial também podem se beneficiar do método para tratar essas lesões e dessa forma voltar mais rápido aos treinos e competições.