Pilates para idosos
Não é de hoje que as pessoas na terceira idade buscam se cuidar mais e viver com mais qualidade de vida. O método Pilates é um grande aliado nessa fase da vida. Pois por mais saudável que seja, todos enfrentamos um declínio progressivo do corpo, há redução da massa muscular e aumento do tecido adiposo (gordura), há uma diminuição do metabolismo e da densidade Óssea, além de alteração de equilíbrio que pode levar o idoso a ser mais vulnerável a doenças de coluna e fraturas.
A atividade física para o idoso é essencial para reduzir o ritmo dessas perdas e também para trazer uma boa saúde mental, pois as mudanças não são apenas físicas mas também mentais e emocionais.
O pilates, é uma das melhores alternativas para essa fase da vida, pois é uma modalidade que traz baixo impactos, podendo ser realizado até mesmo os idosos mais debilitados. Os exercícios são adaptados a cada necessidade e além de fortalecer a musculatura, ajuda na coordenação, no equilíbrio e no condicionamento cardiovascular.
O idoso que pratica pilates ainda desfruta de outros benefícios como: Alívio de dores, alívio de stress, prevenção de lesões, melhora do reflexo, melhora da mobilidade e flexibilidade, melhora na velocidade de andar, diminuição de depressão, auxilio no controle de Diabetes, Hipertensão, artrite entre outros.